Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Preparando o açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra (Cúrcuma longa) é uma planta originária da Índia e Indonésia, também chamada de cúrcuma e curcumina. A planta se adaptou bem no Brasil, sendo usada também na ornamentação, já que possui uma bela flor. Seu uso constante é na culinária, através da extração da especiaria por sua raiz, que é secada, moída e peneirada, sendo usada como condimento e corante, e também usado na medicina popular há séculos, já que possui diversas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para a prevenção de doenças, além de dar cor e sabor a mais à comida, bem como ser muito nutritivo.
Da raiz da planta usado a raiz da planta, não a flor. Vale lembrar que o açafrão da terra é diferente de uma planta com nome de açafrão (Crocus sativus), feito com substâncias extraídas da flor. A espécie usada como condimento culinário para dar cor e sabor a sopas, ensopados, frango, batatas, caldos, maioneses, ovos, etc. Usado também pela indústria alimentícia como corante em mostarda, bebidas e laticínios e na medicina popular, é o açafrão-da-terra (Cúrcuma longa) e não o açafrão (Crocus sativus). É bom saber essas diferenças.
O condimento do açafrão-da-terra tem a cor amarelo bem forte, deixando os alimentos preparados também nessa cor. Antes de ser usado na cozinha, deve ser dissolvido em água ou caldo quente, antes de ser incorporado à receita.
Preparando o condimento
- Escolhas as plantas que estejam com as folhas totalmente secas;
- Retire toda a terra, lave bem, até que toda cor da terra saia e retire também os talos da raiz;
- Leve ao sol para secar o excesso de água;
- Corte as raízes em fatias bem finas ou rale na parte grossa do ralador;
- Deixe ao sol para que as fatias sequem bem;
- Quando estiverem bem secas, bata no liquidificador ou triturador;
- Pegue uma peneira bem fina e peneire.
- Com a ajuda de um funil, coloque em vidros, armazene em local seco e arejado, mantendo o vidro tampado, após o uso.
Por Arnaldo Silva com fotografias de Sila Moura

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores