Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Umbigo de bananeira: usos e benefícios

A bananeira (Musa paradisíaca) sempre esteve presente nos quintais mineiros, não só pelo seu fruto, a banana, mas também pelo o umbigo, aquele ponto roxo no fim dos cachos da bananeira. Muito popular em Minas, a iguaria é bem pouca conhecida no Brasil e até ignorado, o umbigo da bananeira sempre esteve presente na nossa culinária e também na medicina popular. O umbigo da bananeira é um alimento, ou melhor, é um superalimento. Por seus benefícios para a saúde, é considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC)
A parte comestível do umbigo da bananeira é a parte interna, retirando a parte vermelho-roxa, fica a parte branca, a parte que é comestível e usada na medicina popular. Seu gosto é bem amargo e tem a textura que lembra a do palmito. (foto acima e abaixo de Eliane Torino)

          O umbigo de bananeira possui gorduras boas, flavonoides antioxidantes e ácidos. É rico em fibras, proteínas e minerais como o magnésio, além de grandes quantidades de nutrientes e carboidratos, que nutre e ajudam a saciar a fome.
           Na medicina popular, o umbigo de bananeira é largamente usado no combate a úlceras, anemias, prisão de ventre, diminuição da pressão arterial e no combate a doenças respiratórias como bronquite e asma, por exemplos. Para combater essas doenças o uso do umbigo da bananeira é em forma de xarope. (foto abaixo de Maria Mineira)
A receita desse xarope é:
Ingredientes 

. 1 umbigo de bananeira tamanho médio, sem a parte vermelho-roxa, cortado em fatias bem fininhas.
. 1 rapadura raspada até que parece uma farofa.
Modo de fazer: 
- Numa vasilha ou travessa coloque um pouco do umbigo cortado, cubra com a farofa da rapadura, coloque outra camada do umbigo, cubra com mais farofa de rapadura e assim sucessivamente.
- Quando terminar as camadas, cubra com um pano e deixe descansando por 24 horas. Nesse tempo, as fatias do umbigo desprenderão água, bem como a rapadura derreterá.
- Por fim, coe o xarope e tome três vezes ao dia. Além de ser uma ajuda no combate a doenças respiratórias, o xarope é muito bom e nutritivo, amarga um pouco, mas é bom.
A melhor forma de consumir o umbigo da bananeira e absorver seus nutrientes é refogado.(na foto abaixo de Maria Mineira)
Como preparar refogado de umbigo de bananeira
Ingredientes 

. 2 umbigos de bananeira
. 2 dentes de alho
. 1 cebola grande cortada em rodelas xícara finas
. Óleo e sal a gosto
. Caldo de 1 limão
. 1 tablete de caldo de carne
. Pimenta-de-bode e cheiro verde à vontade
Modo de fazer 
- Retire as primeiras folhas, pois são duras.
- Corte o umbigo em rodelas bem finas.
- Coloque tudo que cortou em uma panela com água e o caldo de um limão no fogo para ferver.
- Repita esse processo pelo menos mais duas vezes para retirar o amargo do umbigo.
- Depois pegue uma panela coloque o óleo, o alho amassado e quando fritar coloque o umbigo escorrido, acrescente a cebola para cozinhar junto no final.
- Mexa e coloque o caldo de carne e o sal.
- Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos e está pronto para ser servido com arroz branco, carne, frango, recheios de tortas e pastéis. 

(Por Arnaldo Silva)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores