Tecnologia do Blogger.

domingo, 26 de abril de 2020

Toranja: benefícios e contra indicações

Conhecida também por laranja-melancia, jamboa, pamplemussa, laranja vermelha, laranja moro, laranja-romã e grapefruit em inglês, a Citros X paradisi é uma fruta originária do cruzamento do pomelo (Citrus máxima) com a laranja (Citrus x sinensis). É uma planta híbrida cuja altura chega a 5 metros, com folhas verde-escuras e alongadas. Suas flores são brancas com quatro pétalas. 
          Seu fruto possui grande valor nutricional e medicinal. Rica em potássio, fibras, proteínas, vitamina C e gordura boa, a fruta possui ação estimulante, adstringente, aromática, tônica, depurativa, antisséptica e digestiva.
          A toranja tem o diâmetro variando entre 10 a 15 centímetros e aparência achatada. Sua casca é amarela e polpa rosada, podendo ainda ser branca, tinta e com doçuras diferentes, dependendo do cultivo. Os gomos da espécie tem a suculência parecida com a da laranja comum, sendo um pouco mais ácida, mas com sabor agradável. 

          Na medicina popular a fruta, bem como as sementes e folhas, são usadas em forma de chás e sucos no combate a falta de apetite e depressão; a melhorar a circulação sanguínea; ajudar a eliminar cálculos biliares; contribuir para a eliminação de espinhas e oleosidade da pele; no combate a gripes, resfriados, dor na garganta, além de ajudar na digestão.
          A fruta é mais utilizada para doces, compotas, no preparo de bolos e suco que é muito refrescante e nutritivo. Para fazer o suco, basta pegar 2 toranjas descascada, 1 copo de água e mel a gosto, bater tudo no liquidificador, coar e beber. Simples.
Pra fazer o doce da toranja, que vê na foto acima, você vai precisar de:
. 1 toranja bem grande
. 1 kg de açúcar
. 1 litro e meio de água
. Cravo ou canela a gosto
Modo de preparo
- Descasque a toda a laranja, retire o bagaço e corte as cascas em fatias
- Coloque em uma panela grande com água, até levantar fervura
Repita o processo 3 a 4 vezes que é para retirar o amargo
- Depois disso, coloque na panela 1,5 litros de água e o açúcar, deixe ferver até ficar uma calda grossa.
- Acrescente os pedaços da laranja e deixe ferver.
- Coloque os pedaços da laranja e deixe ferver
- Quando estiver quase seco, coloque água quente aos poucos até que o doce fique douradinho.
- Nesse ponto, o doce já está pronto para servir.           Mas nem todos podem consumir essa espécie de laranja. Quem faz uso de medicamentos contínuos, como por exemplo, remédios com terfenadina, como o medicamento Teldane, usado no tratamento de alergias dermatológicas e rinites, deve evitar a fruta, já que ela potencializa os efeitos desse medicamento e de vários outros medicamentos, podendo causar sérias consequências à saúde. Caso tenha a toranja em seu quintal ou tenha oportunidade de experimentar a fruta e seus derivados, e faça uso de remédios contínuos ou controlados, não consuma a fruta ou seus derivados antes de consultar seu médico.
(Por Arnaldo Silva, com fotografias de Nilza Leonel em Vargem Bonita MG)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores