Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Framboesa-silvestre: origem e benefícios para a saúde

Conhecida por Amora-silvestre, Moranguinho-silvestre, Framboesa-vermelha, Amora-do-mato, Amora-brava, Amora-de-espinho, Moranguinho-do mato, Framboesa-do-campo, Capinuríba, Rosa-canmina, Amora-vermelha e Rosa-selvagem é um arbusto frutífero que mede entre 1,2 a 1,8 metros de altura. A espécie foi inserida em no Brasil, se adaptando bem as regiões Sul e Sudoeste brasileiro, já que a planta prefere climas amenos e não tolera climas secos e quentes. Sua disseminação é garantida pelos pássaros, morcegos e esquilos que apreciam muito seus frutos e assim espalham as sementes pelas matas e pela facilidade de se disseminar, germinam fácil. 
Por ser fácil de ser encontrada nessas regiões brasileiras, é tida como planta nativa, devido à disseminação espontânea nessas regiões, sendo comum em nossas matas. Mas a Amora-silvestre não é nativa do Brasil, foi introduzida no país. É nativa da África, Oceania e Ásia. Pertence a família das Rosáceas. Seu nome científico é Rubus rosifolius. 
A Rubus rosifolius produz frutos saborosos e muito nutritivos podendo ser comidos in natura ou em forma de sucos, saladas, bolos, doces, tortas, sorvetes, caldas ou geleias. Seus frutos são usados também na decoração de pratos, já que seus frutos são bem atrativos. 
É uma fruta de alto valor nutricional com funções antioxidantes, rica em vitamina C, fibra, potássio, ácido fólico. Esses nutrientes presentes na framboesa-silvestre ajudam no desenvolvimento do bebê, durante a gravidez, a combater a degeneração muscular, a eliminar rugas, a prevenir câncer, a melhorar o sistema imunológico, a emagrecer e na Melhora no intestino e no sistema digestivo em geral. Apreciem a Framboesa-silvestre!  
Por Arnaldo Silva, com fotografias de Jerez Costa em Baependi MG

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores