Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Cagaita: o fruto da cagaiteira

A Cagaiteira (Stenocalyx dysentericus (DC.) é uma das mais importantes árvores do Cerrado, encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Piaui, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. Seu fruto, a cagaita pertence à família Myrtaceae que faz parte a jabuticaba, goiaba, jambo e araçás.
A árvore é de pequeno porte, podendo chegar a 8 metros de altura. Possui copa densa, tronco tortuoso, casca bem grossa e fissurada. Sua florada é densa, sem folhas praticamente e suas flores em tons amarelo bem claro, quase brancas, atraem polinizadores. Sua florada belíssima. 
Acontece entre agosto e setembro. Por sua beleza similar aos dos ipês brancos, é usada também na arborização urbana em praças e jardins. A florada da cagaiteira dura entre 20 a 30 dias. Após a florada, surgem os frutos, quando maduros, tem a cor amarelo bem intenso, ficando árvore fica praticamente tomada de frutos. 
A Cagaita é um pouco maior que a jabuticaba, tem o cheiro suave, polpa suculenta e quatro sementes. Seu fruto é usado na alimentação na forma de sucos, geleias, licores e sorvetes.
In natura pode ser consumida, mas com cautela. Isso porque seu fruto, principalmente os que caem do pé, quando aquecidos pelo sol, fermentam, tendo efeito laxante. Se ingeridos em grandes quantidades, podem provocar diarreias e até tonturas. Um dos motivos do nome da planta e fruta é exatamente esse. Os animais também sofrem esses efeitos laxantes, quando comem os frutos no chão. Pegar o fruto maduro no pé, pela manhã ou no fim da tarde, sem os efeitos de fermentação do sol, não há problemas. Por ter um sabor adocicado e pouco ácido, não é recomendável comer em grandes quantidades in natura. 
É uma fruta nutritiva, rica em vitamina C e antioxidante, energética e de baixo teor calórico. (Texto e fotografias de Arnaldo Silva)

5 comentários:

  1. Vamos plantar aí minha gente, no sitio nas praças .......

    ResponderExcluir
  2. Sabor até agradável embora o consumo deca ser, mesmo, moderado. Que causa diarréia é sim, de chorar!

    ResponderExcluir
  3. Me envia umas sementes qto fica o frete?

    ResponderExcluir
  4. Alguém tem sementes p doar/trocar!? GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  5. Saudações minha gente! Eu sou Edson e moro no Leste de Minas e se algum de vcs souberem de alguém q tem esse fruto para vender é só me avisar no zap 33987282418.
    Eu comí essa fruta eu ainda era criança e mirava rm Cachoeira da Prata e tinham muitas na estrada de Fortuna de Minas e no distrito de Tapera. Hije estou vom 50 anos e penso...será se eu ainda vou sentir o delicioso sabor desta fruta de novo?

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores