Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 31 de março de 2020

Não devemos entrar com sapatos dentro de casa

Quando eu chego do trabalho em casa, a primeira coisa que eu faço, antes de entrar dentro pela porta é tirar os sapatos. Coloquei um sapateiro na varanda, ao chegar, tiro e pulverizo a sola dos sapatos com água misturada com um pouco de água sanitária e guardo na sapateira. Os sapatos ficam na varanda, não entram em casa. Coloco um chinelo para entrar, que fica também guardado na varanda para isso. 
          Faço isso há anos. Para muitos pode ser paranoia, frescura, exagero, chatice, mas não é não. É cuidado comigo e principalmente com minha família.
          Essa prática não é de agora, é tradição milenar em países da Ásia, Oriente Médio, bem como em vários países Européus.
          E você que está lendo essa matéria, devia fazer o mesmo. Tire os sapatos quando vier da rua. Os orientais por exemplo fazem isso há milhares de anos, com certeza tem motivos para agirem assim. E motivos convincentes.
          Imagina você no seu dia a dia, no trabalho, andando nas ruas, visitando shoppings, supermercados, parques, etc.
          Nas calçadas e ruas transitam milhares de pessoas por dia. Muitas dessas pessoas escarram ou cospem no chão. Fezes e urina humana são encontradas nas ruas e principalmente de cães que é mais frequente. Nas ruas e calçadas se concentram os poluentes das cidades grandes, pó de asfalto e o lixo jogado nas ruas que é constantemente visitado por moscas, baratas e ratos.
          Fora das ruas, você frequenta banheiros de shoppings, rodoviárias, aeroportos, restaurantes ou mesmo do seu local de trabalho. Você acha que o assento sanitário é limpinho? E o chão? No mínimo, respingo de urina irá encontrar e pisará nesse chão. Assim já estará levando bactérias presentes na urina na sola de seus sapatos. Em um banheiro público, com grande frequência de usuários, tipo de rodoviárias, pode se concentrar cerca de dois milhões de bactérias.
          E você pisa em cima disso tudo e a sujeira, mesmo que não veja, fica impregnada na sola de seus sapatos. São milhões de bactérias que você carrega nos seus sapatos e leva para a casa.
          Pior ainda se você tiver filhos pequenos em casa. Crianças adoram engatinhar no chão e às vezes colocam a mão na boca e nos olhos. Imagina seu filho brincando no chão onde você pisou com os sapatos que você usou na rua?
          Segundo dados científicos, em um par de sapatos, podem concentrar milhares de bactérias perigosas à saúde humana, podendo causar várias doenças como diarreia, pneumonia, infecção respiratória, problemas intestinais, etc. As bactérias mais comuns presentes nos solados dos sapatos são as Clostridium difficile, que além de nocivas à saúde pública, são bastante resistentes a antibióticos.
          Deu para entender a sabedoria milenar Oriental?  Entrar em casa sem os sapatos que usou na rua é importante e não é frescura. É sabedoria e simplesmente questão de higiene e cuidado com sua saúde e bem estar de seus entes queridos.
          Comece a pensar em adotar essa prática dentro de sua casa e sempre que possível, desinfete o lugar que guarda seus sapatos, bem como os tapetes que estejam em sua varanda. Vai ser bom para você e sua família. 

(Texto e fotografia de Arnaldo Silva)

10 comentários:

  1. Sempre fiz isso, acho tão óbvio, na rua existe muita sujeira ao qual não vemos a olho nu

    ResponderExcluir
  2. Não fazia isso, agora eu estou fazendo devido a pandemia e será hábito que fará parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a adotar este hábito e agora vai ser para sempre.

    ResponderExcluir
  4. Isso deveria ser regra . Agora, mesmo na pandemia, muitos não seguem e levam o vírus para toda casa.

    ResponderExcluir
  5. Estou pulverizado no tapete da porta de entrada água sanitária com água, já deixo até a vidro na porta mesmo para visita para não ter que tirar os chinelos.

    ResponderExcluir
  6. Isso e o que todos deveriam fazer! Aqui em casa por conta da pandemia estamos fazendo. Difícil é as pessoas de fora. Pedir para tirar e complicado!

    ResponderExcluir
  7. Certíssimo! Tirar sapatos sim. E eu antes de guardá-los, eu lavo as solas e deixo secar ao ar livre, aí sim, que os coloco no devido lugar.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores