Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Ameixa-amarela: origem e benefícios para a saúde

Néspera, conhecida em Minas por Ameixa-amarela (Eriobotrya japônica), apesar do nome científico, é uma planta nativa do sudeste da China. É uma árvore de médio porte, podendo chegar até 10 metros de altura. Suas folhas são verde-escuras e borda serrilhada. Sua florada se estende do inverno até o início da primavera e suas flores são pequenas, brancas, perfumadas e atraem abelhas para polinização.           
          Em Minas Gerais é conhecida somente por Ameixa-amarela, em qualquer região do Estado. Em outros estados seu nome mais popular é Nêspera, Nespereira, Ameixa-americana, Ameixa-japonesa, Ameixa-do-Japão, Ameixa-do-pará, Ameixeira-japonesa e Magnório em Portugal. Nenhum desses nomes é usado em Minas Gerais e sim Ameixa-amarela. 
          Seu fruto é amarelo e seco. Possui alto teor de açúcar, pectina, além de acidez. Pode ser consumido in natura, em saladas de frutas ou na produção de tortas, licores, vinhos, doces, compotas, geleias. 
          Suas folhas em forma de chá e frutos in natura ou preparados na cozinha, segundo a medicina chinesa, possui propriedades medicinais. É expectorante, hipoglicemiante, antidiarreica e estomáquica. O chá das folhas da Ameixa-amarela combate gripes, dores de garganta, resfriados, diarreias, laringite, além de auxiliar no controle da diabetes. Já o consumo do fruto, ajuda na digestão e funcionamento do intestino, além de ajudar na eliminação de toxinas e fortalecer o sistema imunológico. 
          É muito comum em Minas e no Brasil, cultivada em quintais, praças, calçadas e canteiros centrais. Além disso, é plantada em grande escala, para venda comercial. Atualmente, o Japão é o maior produtor mundial da fruta, seguido por Israel e em terceiro, o Brasil. (Texto e fotografias de Arnaldo Silva)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores