Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 4 de março de 2020

A groselha é uma fruta

Groselha é uma árvore, com crescimento lento, com seu tamanho variando 2 a 9 metros de altura, pertencentes à família das Saxifragaceae. Originária do Norte da Europa e Ásia, se propaga por meio de sementes. Os frutos nascem nos troncos, como as jabuticabas. Suas flores são pequenas e rosadas. É muito comum na Indonésia e na Índia, é considerada árvore sagrada.
         São várias espécies de groselhas. As mais populares são a groselheira-preta (Ribes nigrum), a groselheira vermelha (Ribes rubrum), a groselheira verde, (Ribes uva crispa) e a groselheira branca ou verde clara (Phyllanthus acidus L), todas com altos valores nutricionais, além de ser um ótimo alimento.
          É uma fruta muito nutritiva, mas seu sabor in natura não é agradável por ser ácida. Por isso seu uso é mais usado no preparo de xaropes, pratos doces e salgados, geleias, conservas, sucos, refogados, etc. Tanto os frutos da groselheira, quanto suas folhas, são usados como alimentos e chás. Seus nutrientes ajudam no combate a coqueluche, faringite, asma, bronquite, artrite, dispepsias, problemas renais, inapetência, melhora a visão, o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, problemas de fígado e ainda no combate ao diabetes e outros benefícios. Na Índia, os frutos são consumidos in natura mesmo e as as folhas são usadas como refogados e no preparo de emplastro para aliviar dores ciáticas.
Benefícios nutricionais
          Fruta muito nutritiva, mas pouco conhecida entre os brasileiros, mas muito popular na Europa, geralmente consumida in natura pelos europeus e asiáticos. Apenas o xarope de groselha é popular no Brasil, com muita gente sequer fazendo ideia que o xarope vem de uma fruta. A groselha tem mais vitamina C do que as laranjas, possui antioxidantes, além de ser rica em potássio, caroteno, ferro, fósforo, magnésio, vitamina E e outros nutrientes. Em cada 100 gramas de groselhas encontramos:
Energia: 63 kal
Vitamina C: 218 mg
Potássio:169 mg
Fósforo: 26 mg
Cálcio: 22 mg
Sódio: 16 mg
Carboidratos: 17,3 g
Ferro: 0.7 mg
Proteínas: 0,9 g
Gordura total: 0,4 g

Magnésio Fibras alimentares: 5mg 

          Por ser muito ácida, deve ser evitada por quem tem problemas estomacais como gastrites, refluxos ou úlceras, bem como o xarope, que deve ser evitado por diabéticos por ser uma bebida concentrada e com altos teores de açúcares.
(Por Arnaldo Silva, com fotografia ilustrativa de Manoel Freitas em Manga MG)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores