Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Tamarindo: usos e benefícios

Muito consumida em Minas Gerais e em estados do Norte e Nordeste do Brasil, o Tamarindo (Tamarindus indica), é uma planta originária das savanas africanas. Da árvore são utilizados o fruto, as sementes e a madeira.
Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.
Sementes: ao natural, servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.
Madeira: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.
Benefícios do Tamarindo: A fruta é rica em potássio, cálcio, ferro, fósforo, manganês, vitaminas C e E, vitaminas do complexo B e fibras. Os compostos orgânicos presentes no tamarindo fazem da fruta um ótimo oxidante, anti-inflamatório e antiácido, por isso é um ótimo auxiliar no combate ao mau colesterol, diabetes, gordura no fígado, osteoporose, anemia e pressão alta.
Como consumir tamarindo: A melhor forma de aproveitar os nutrientes e benefícios do tamarindo é através do suco. Basta retirar as sementes da fruta, batendo no liquidificador a polpa com água, açúcar e se preferir, pode misturar com outras frutas como abacaxi, morango, mamão, etc. 

(Por Arnaldo Silva, com fotografia de Maria Mineira - Fontes de consulta: Wikipédia  e Cura pela Natureza )

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores