Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Conheça o Ora-pro-nobis

     Muito popular nos quintais, fazendas e sítios em Minas Gerais, o Ora-pro-nobis é uma das plantas mais usadas na culinária dos mineiros, pelo seu sabor e nutrientes. Seu nome científico é Pereskia aculeata e foi "batizada" em Sabará, cidade histórica a 20 km de Belo Horizonte por Ora-pro-nobis. 
     Nos fundos da igreja existia várias Pereskia aculeata e quando senhoras estavam colhendo as folhas para usarem em seus pratos, o padre rezava em voz alta a oração em latim do Ora-pro-nobis, que significa, "orai por nós". Curiosos em saber o nome da planta que tanto consumiam no feijão e no frango, um garoto resolver ir até a sacristia e indagar ao padre qual seria o nome da planta. Irritado com a insistência do garoto, o padre aumentou a voz e repetia várias vezes "ora-pro-nobis, ora-pro-nobis, ora-pro-nobis...." ai o garoto saiu correndo e disse para todo mundo que o padre tinha dito que a planta se chamava ora pro nobis. Assim se popularizou o nome. Em algumas regiões mineiras, é chamado também de lobrobó.
     O que era uma "mistura" na comida das pessoas simples, é hoje reconhecida como uma das plantas mais ricas em nutrientes, chamada de "carne dos pobres". É muito consumida por veganos, que fazem dietas de carne. Além de ser usada no feijão, no tutu, no frango com quiabo, hoje, se faz com ora-pro-nobis sorvete, sucos, farinha, sopas, saladas, pudim, além de ser usadas em pães, tortas e outros pratos.
     Para se ter ideia da quantidade de nutrientes da ora-pro-nobis, em 100 gramas de folhas da planta encontra-se 20 gramas de proteína. Além de proteínas, é rica em ferro, fósforo, fibras, vitaminas A, B e C.
Esses nutrientes proporcionam esses 10 benefícios para a saúde:
1 – Auxilia no controla diabetes
2 - Reduz o colesterol ruim
3 - É fonte de ácido fólico
4 - Age como antioxidante
5 - Age como analgésico
6 - É fonte de proteínas
7 - Ajuda no combate e prevenção da anemia
8 - Ajuda no combate ao envelhecimento precoce
9 - Ajuda na hidratação da pele
10 - Age como anti-inflamatório
     Além dos benefícios da planta para a saúde, do sabor que dá aos nossos pratos, a beleza de suas flores encanta, além de atrair abelhas e outros polinizadores.
(Por Arnaldo Silva, com fotografia de Beatriz do Lino de Bocaiuva MG)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores